Visitar site

Blog Phasi-x

Aqui você encontrará conteúdo exclusivo com as melhores dicas de saúde capilar

O que é Transplante Capilar FUE? Como funciona e 3 dicas para o pós-operatório

20 fevereiro 2023
Transplante capilar FUE como funciona

Atualmente, o transplante capilar FUE (Follicular Unit Extraction ou, em tradução livre, Extração de Unidades Foliculares) é um dos procedimentos mais utilizados para tratar a queda de cabelo. 

Talvez você não saiba, mas nós temos aproximadamente 150.000 fios no nosso couro cabeludo e perdemos cerca de 120 fios por dia. Contudo, se essa queda é excessiva, pode ser a manifestação de um dos tipos de calvície.

Inclusive, se você já tem interesse em realizar um transplante capilar e deseja entender o que é, quais os principais benefícios e características da FUE, este artigo é para você. Continue lendo para conferir!

Transplante capilar FUE: o que é?

A técnica FUE surgiu em 2002 e caracteriza-se pelo método de extração, que consiste no transplante de unidades foliculares fio a fio, sem exigir incisões que poderiam deixar uma cicatriz muito aparente no couro cabeludo. 

É um procedimento minimamente invasivo, sendo um aprimoramento de um método dos anos 50, em que utilizavam-se instrumentos cirúrgicos menos delicados e, consequentemente, deixavam cicatrizes notáveis.

Atualmente, utiliza-se um bisturi redondo e pequeno (com um diâmetro de 0,8 a 1 mm) conhecido como punch, que produz cicatrizes quase imperceptíveis e torna esse procedimento o mais indicado para a maioria dos casos de calvície.

Como a cirurgia é feita?

O transplante capilar FUE é uma técnica minuciosa, mas que oferece um resultado natural.

O procedimento se inicia com a raspagem dos fios da área doadora (partes laterais ou posterior da cabeça) e, em seguida, o médico cirurgião começa a extrair cada um dos folículos capilares — que podem conter até  6 fios — com o punch.

Transplante capilar FUE como funciona

Por fim, depois de extrair a quantidade necessária de folículos da área doadora, o cirurgião realiza o implante na região calva.

Essa técnica é inovadora porque também permite a extração de folículos de outras áreas do corpo — como do tórax ou da barba — e essa derivação é conhecida como BHT (Body Hair Transplant).

A Extração de Unidades Foliculares pode transplantar até 10 mil fios de cabelo a cada procedimento e o tempo de duração da cirurgia é de cerca de 8 horas.  

Os resultados já podem ser observados após 6 meses da realização da cirurgia e, depois de 12 meses, o paciente já usufrui de todos os benefícios da melhor técnica de transplante capilar disponível no mercado.

Principais vantagens da FUE

  • cicatriz pouco visível;
  • cirurgia minimamente invasiva;
  • rápida recuperação;
  • baixo índice de dor no pós-operatório;
  • resultados mais naturais;
  • baixo risco cirúrgico;
  • sem necessidade de internação;
  • permite transplantar fios de outras áreas do corpo (BHT;
  • pode ser aplicada para corrigir resultados insatisfatórios de procedimentos anteriores;

3 dicas para o pós-operatório

Geralmente, após o procedimento ser realizado, espera-se que um leve inchaço na área transplantada, além de um desconforto e sensação de coceira na região.

Entretanto, esses sintomas são facilmente aliviados por compressas geladas e pela medicação que será receitada pelo médico responsável pela cirurgia.

Depois de aproximadamente 10 dias, já é possível retornar a prática de atividades físicas e, após 20 dias, tomar sol e banhos de piscina e mar.

  1. Não utilize travesseiros tradicionais

Pelo menos nos primeiros três dias após a cirurgia, recomenda-se que o paciente deve dormir em uma posição semi-sentada (45º graus) e utilizar travesseiros que evitem o contato direto com a área doadora, como aqueles colocados sob a nunca.

  1. Mantenha uma alimentação balanceada

Como em qualquer pós-operatório, além de tomar a medicação indicada pelo médico nos horários certos, é essencial se manter bem hidratado e realizar refeições ricas em vitaminas e nutrientes e com pouco sal.

Também é indicado evitar consumir alimentos muito gordurosos e com potencial alergênico, como carne de porco, peixe e frutos do mar em geral.

  1. Cuidado especial com a higienização local

Após 24 ou 48 horas do procedimento, a primeira lavagem é realizada com o auxílio do médico, que orienta o paciente sobre como realizar essa higienização da forma segura possível.

Agora, para as higienizações realizadas em casa, é fundamental utilizar produtos de qualidade e que ajudem no processo de cicatrização, como a linha de tratamento pós-transplante capilar da Phasi-X.

Conheça a Phasi-X

Post Blog - Linha Phasi-x

Desenvolvida especificamente para potencializar a recuperação dos pacientes que realizaram um transplante capilar, a Phasi-X foi criada unindo os conhecimentos médicos e farmacêuticos sobre engenharia cosmética

Sendo assim, toda a linha conta com shampoos, condicionadores, loções e outros produtos que podem ser utilizados continuamente para garantir o cuidado — e consequente melhor resultado — do Transplante Capilar FUE. 

Então, se você pretende realizar um implante capilar, não deixe de acessar o nosso site e conferir tudo que temos disponível para potencializar os resultados do seu procedimento.


Categoria: 

Gostou do conteúdo?

Compartilhe com quem possa se interessar também!

Nós queremos saber sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário


Cadastre-se para receber nossos conteúdos


    Confira a linha Phasi-X
    Nossas redes
    Nos últimos tempos, a procura pelo transplante capilar dobrou no mundo, principalmente, entre os homens, por isso, a Phasi-X desenvolveu sua linha de tratamento pós transplante capilar especialmente para auxiliar nos cuidados pós operatório das áreas doadoras e receptoras equilibrando o pH do couro cabeludo, gerando alívio e refrescância; estimulando o crescimento dos fios.
    Siga-nos nas redes sociais
    DESENVOLVIMENTO E PERFORMANCE PROSPECTA DIGITAL

    Opa! Texto exclusivo!