Existem homens que são praticamente carecas, enquanto outros têm apenas as famosas “entradas” ou pouco volume capilar. Isso acontece porque existem vários níveis de calvície, o que afeta na quantidade de cabelo.
A calvície tem vários tipos e é um problema que atinge a autoestima dos homens e também das mulheres, causando preocupação quando os primeiros fios caem. Agora, você sabia que existem vários estágios da chamada alopecia?
Se quiser saber quais são os graus da calvície, acompanhe conosco este texto que vamos mostrar cada um deles.
Os níveis da calvície são determinados de acordo com uma escala chamada Norwood-Hamilton. Foram os dois médicos norte-americanos que desenvolveram essa medição pela primeira vez, em 1975. Ao todo, são sete graus diferentes e vamos trazê-los aqui.
É uma calvície em nível inicial, quando não há perda de cabelo severa, mas sim uma leve falha nas têmporas. Esse grau é o que chamamos quando o homem tem a formação das pequenas entradas no cabelo, mas de forma bem sútil.
Aqui, as entradas ficam um pouco mais evidentes, perceptíveis, entretanto não são tão marcantes. Ainda há uma pequena perda de cabelo na coroa da cabeça, mas tudo de forma leve e superficial.
Nesse grau de calvície, o caso já é mais acentuado e afeta as regiões posteriores do couro cabeludo. Ou seja, a queda de cabelo é mais evidente nas têmporas e na coroa, com uma pequena faixa de cabelo separando as duas áreas calvas.
A calvície já chega a um nível mais avançado, com a faixa de cabelo que separa as regiões calvas ainda menor, bem estreita. A coroa da cabeça fica mais careca, além das entradas estarem bem mais profundas.
Praticamente não existe mais cabelo no topo da cabeça, com apenas uma leve faixa de fios separando as entradas da calvície da coroa. Resta ainda cabelos nas partes laterais do couro cabeludo. Nesse ponto, o aumento das áreas calvas se torna cada vez maior e mais rápido.
Penúltimo nível de calvície da escala, nessa a situação já está grave. Há o surgimento de uma área calva extensa, com fios apenas entre a região das orelhas e no pé da nuca. Nesse caso, na maioria das vezes o transplante capilar se torna inviável.
O último estágio da calvície, com o estado mais avançado. Há apenas uma faixa estreita de cabelo nas laterais e na parte de trás da cabeça. A maior parte da coroa e a linha frontal da cabeça já estão calvas. É o nível mais difícil de tratamento por transplante capilar porque requer a extração de fio por fio. Ou até mesmo a retirada de outras áreas do corpo, como a barba ou peito.
Cada caso deve ser avaliado de maneira única pelo profissional que fará o transplante, por isso não há um nível ideal na escala de Norwood-Hamilton para fazer o transplante. Além disso, depende também das preferências de cada paciente.
O transplante pode ser feito em diferentes estágios da calvície, mas é claro que quanto mais avançado, maior será a área transplantada. Além disso, o profissional terá de tirar a área doadora de outras regiões do corpo.
A queda de cabelo é um problema progressivo e é por isso que existem vários níveis de calvície. Mas o fundamental é cuidar da saúde capilar e, assim, buscar retardar ao máximo a situação.
Aliás, um dos tratamentos é o transplante capilar, que também tem vários tipos. Você conhece as técnicas? Confira neste texto tudo sobre esse procedimento e como é o pós-operatório.
Opa! Texto exclusivo!