A caspa, termo popular para a dermatite seborreica, é uma condição comum em homens e mulheres. Ela afeta áreas do corpo que possuem glândulas sebáceas, como couro cabeludo, sobrancelhas, nariz e peito, causando coceira, vermelhidão e descamação da pele.
Porém, além desses sintomas, outros problemas causados pela dermatite seborreica são a falta de autoconfiança e a baixa autoestima, especialmente se a condição estiver associada a outros fatores, como a queda capilar.
Mas afinal, caspa causa queda de cabelo? Neste texto, você descobre isso e muito mais sobre o assunto. Continue lendo para conferir!
Conforme mencionamos, “caspa” é o nome popular da dermatite seborreica, inflamação que afeta o couro cabeludo, além de outras regiões do corpo que possuem glândulas sebáceas, como sobrancelhas, nariz e peito, causando coceira, vermelhidão e descamação da pele.
Essa condição pode atingir pessoas de todos os gêneros e idades e pode ser causada por vários fatores, como herança genética, presença de fungos — como o Malassezia — nessas regiões do corpo e mudanças climáticas. Além disso, alguns agentes ainda podem acentuar os sintomas, como alterações hormonais e uso de determinados produtos na pele ou no cabelo.
Você com certeza já sofreu ou conhece alguém que sofre desse problema, não é mesmo? Isso porque, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, 40% de toda a população já teve caspa ou apresenta episódios esporádicos da inflamação, que embora seja crônica, pode ser controlada.
Apesar de a maioria das pessoas saber o que é a caspa, vale lembrar que a dermatite seborreica provoca outros sintomas menos conhecidos. São eles:
É importante reforçar, contudo, que os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, de acordo com as condições genéticas, o estilo de vida e os hábitos de limpeza e tratamento capilar.
Sobre isso, uma dúvida muito comum entre os pacientes que sofrem de dermatite seborreica é se a caspa causa queda de cabelo. Então, para entender a relação entre esses dois problemas, continue a leitura.
A caspa, por si só, não é uma condição causadora de queda capilar. No entanto, em casos mais graves, essas duas condições podem, sim, estar relacionadas, dependendo da forma como a dermatite seborreica é tratada.
Isso porque a inflamação no couro cabeludo, o excesso de oleosidade e a coceira podem danificar os folículos capilares, provocando uma redução da quantidade de fios e até mesmo a quebra de alguns deles. É por isso, portanto, entre outros motivos, que a prevenção e os tratamentos contra a caspa são fundamentais!
Embora seja uma condição crônica e sem cura, a dermatite seborreica pode ser prevenida com alguns hábitos simples. No caso das caspas no couro cabeludo, alguns cuidados são:
O alto nível de oleosidade nos fios e no couro cabeludo pode contribuir para o surgimento da caspa. Portanto, é importante lavar o cabelo com frequência, tendo atenção para a higienização correta do couro cabeludo.
Alguns tipos de tratamentos estéticos realizados no cabelo, como escovas e uso de pranchas de alisamento, podem acentuar as inflamações no couro cabeludo. Isso pode acontecer em razão dos produtos utilizados e das altas temperaturas aplicadas nos fios em alguns desses procedimentos.
Como dissemos acima, as altas temperaturas podem incitar o surgimento das caspas. Por isso, ao lavar o cabelo, dê preferência à água morna ou fria.
É recomendado deixar o couro cabeludo sempre arejado e seco. Portanto, evite o uso de bonés, toucas, gorros e outros acessórios que abafam essa região por muito tempo, especialmente se os fios estiverem molhados.
O estresse contribui para o aumento das inflamações no corpo. Portanto, procure aderir a uma rotina saudável e tranquila.
Acima, listamos alguns hábitos que podem prevenir o aparecimento da dermatite seborreica, exceto quando ela é causada por fatores genéticos. Porém, caso a condição já tenha se manifestado, há tratamentos altamente eficazes que reduzem a inflamação, controlam a coceira e a descamação e previnem novos sintomas. Isso pode ser feito com:
A Phasi-X conta com uma linha de produtos com ingredientes ativos que ajudam a controlar a oleosidade do couro cabeludo, a reduzir a inflamação e a coceira e a combater fungos e bactérias.
Quer saber mais sobre esse tratamento e como ele pode ser ideal para você? Então, é só clicar aqui: “Tratamento para dermatite seborreica: como os shampoos da Phasi-X podem ajudar”.
Opa! Texto exclusivo!