A calvície é um dos principais incômodos relacionados à aparência masculina — embora não seja uma condição exclusiva dos homens —, tendo diversas causas. Mas você sabe o que pode causar a queda de cabelo? Além disso, como tratar o problema?
Pois bem, enquanto algumas pessoas têm muito cabelo, outras sofrem com a perda diária de fios. Vários fatores ajudam a explicar isso, como a genética, a síndrome metabólica e até mesmo o estilo de vida.
Neste texto, vamos te mostrar algumas das principais causas da queda de cabelo, o tratamento para cada uma delas e o principal: como preveni-la. Acompanhe conosco!
A calvície é um problema que tira o sono de muitos brasileiros, tanto homens quanto mulheres. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), 30% da população feminina terá problemas relacionados à alopecia após os 50 anos e, atualmente, mais de 40 milhões de pessoas sofrem com a queda de cabelo no Brasil.
É muito comum que pessoas que têm predisposição à calvície se perguntem o que pode causar a queda de cabelo, até mesmo para buscarem tratamento adequado. No entanto, é importante frisar que existem diversas razões — como fatores genéticos, hormonais, nutricionais e ambientais — e que a identificação delas só é possível com a ajuda de um profissional de saúde.
Veja abaixo quais são as principais causas de queda de cabelo:
A genética é a principal causa de calvície, especialmente nos homens. Embora seja a queda de cabelo mais difícil de ser tratada, existem métodos capazes de reduzir a perda dos fios e estimular o crescimento deles.
Entre esses tratamentos estão alguns medicamentos, como o Minoxidil e a Finasterida. No entanto, a terapia mais famosa e eficaz é o transplante capilar, que consiste na transferência, para a área afetada, de fios saudáveis retirados de uma área segura (nuca).
A segunda principal causa da calvície é a alteração hormonal. São exemplos de quedas capilares provocadas por alterações de hormônios as que ocorrem durante a gravidez, o parto ou a menopausa. Além disso, o desequilíbrio hormonal também surge por doenças da tireoide ou outras condições de saúde. Nos homens, a alteração na testosterona é a principal causa da calvície.
Para o tratamento, é necessário buscar ajuda de um profissional, que irá orientar sobre uma reposição ou terapia hormonal. Isso costuma ser feito com medicamentos ou suplementação.
A falta de nutrientes essenciais para manter os fios saudáveis também gera a calvície ao longo do tempo. Alguns desses nutrientes são ferro, zinco, vitamina D e biotina. Sem eles, a queda de cabelo tende a ser frequente.
Nesses casos, é importante procurar ajuda de um profissional especialista em nutrição para dar início a tratamentos com suplementação.
Além da genética e das alterações hormonais, algumas doenças também podem provocar a queda de cabelo, como a alopecia areata. Ela é uma doença autoimune, na qual o sistema imunológico ataca os folículos do couro cabeludo.
Nesses casos, o tratamento é destinado à origem do problema, ou seja, à doença causadora da queda capilar. Embora algumas condições, como as doenças autoimunes, não tenham cura, os tratamentos ajudam a dar qualidade de vida aos pacientes e a retardar a queda capilar. A terapia inclui medicamentos tópicos ou orais para reduzir a inflamação no couro cabeludo e estimular o crescimento do cabelo.
Apesar de o mercado de cosméticos ter evoluído nos últimos anos, muitos produtos ainda atacam a saúde do cabelo. Tinturas e alisantes, por exemplo, que enfraquecem os fios e levam à queda de cabelo, devem ser evitados.
Portanto, a dica é sempre optar por produtos de qualidade, sem substâncias químicas agressivas. Além disso, faça tratamentos de hidratação e nutrição dos fios com produtos ricos em proteínas, vitaminas e minerais. Isso pode ajudar a fortalecer o cabelo e a reduzir a queda.
Apesar de alguns fatores causadores da queda capilar serem impossíveis de se prevenir, como a genética, há casos nas quais a prevenção pode ser feita de forma simples. Confira as principais delas:
Você viu neste texto o que pode causar a queda de cabelo, os tratamentos existentes para cada uma dessas causas e formas simples de prevenir esse problema. Porém, se você enfrenta essa questão, é fundamental buscar orientação médica para obter o diagnóstico correto e a terapia adequada para o seu caso.
Uma dessas terapias — a única definitiva e a mais eficiente — é o transplante capilar. Ele consiste em uma cirurgia segura e que, inclusive, vem registrando aumento de procura a cada ano, embora seja um assunto rodeado de mitos. Quer saber mais sobre isso? É só baixar o nosso e-book "Tudo o que não te contam sobre transplante capilar".
Opa! Texto exclusivo!