Visitar site

Blog Phasi-x

Aqui você encontrará conteúdo exclusivo com as melhores dicas de saúde capilar

Prevenção é a chave: como evitar a calvície com 5 dicas práticas

24 abril 2023
Homem careca com a mão no rosto

A perda de cabelo afeta a autoestima e a imagem de muitos homens e até das mulheres. Entretanto, antes de chegar a este ponto é possível tomar atitudes para manter a saúde capilar. Quer saber como evitar a calvície?

Sim, ela compromete a vaidade e, apesar de ter influência em fatores genéticos, é possível ter hábitos saudáveis e retardar a calvície. Aliás, ser careca é algo que afeta 20% da população brasileira e isso é um drama para muitos homens.

Já que a prevenção é a chave para este problema, confira conosco neste texto 5 dicas práticas para evitar a calvície.

Como evitar a calvície?

Olha, se você quer saber como evitar a calvície, vamos deixar bem claro o seguinte. Não existe uma fórmula mágica que evitará o problema, até porque a alopecia androgênica, por exemplo, tem origem genética e hereditária. Mas com cuidados especiais é possível retardar a perda de cabelo, assim prolongando o tempo dos fios no couro cabeludo.

Os fios têm o seu ciclo natural de nascer, crescer e cair. Entretanto, quando a queda se torna mais rápida e volumosa do que o nascimento, isso é um problema. Na alopecia androgênica, ela é causada pela interação entre hormônios andrógenos, como a testosterona, e os receptores de folículos capilares geneticamente sensíveis a esses hormônios.

Isso faz com que a queda de cabelo seja mais intensa nestes pontos. O cabelo nasce mais fino e fraco, perdendo a força e caindo antes da hora. Além disso, a reposição muitas vezes não acontece nestes pontos, surgindo a calvície.

Apesar de ser um fator genético, existem maneiras de retardar a calvície, mantendo o cabelo saudável e forte por um período maior. A principal questão está nos hábitos saudáveis da pessoa durante a vida, ainda mais na fase adulta.

Homem careca apontando para a cabeça

Confira 5 dicas de como evitar a calvície

Agora que você sabe o que provoca a calvície, vamos trazer dicas de como evitar que o processo seja acelerado.

1- Evite o cigarro

Fumar causa vários problemas de saúde, inclusive, acelera o processo de calvície para quem tem predisposição. Isso acontece porque as substâncias contidas no cigarro, como a nicotina, afetam a circulação sanguínea para o couro cabeludo. Assim, o fio não tem a nutrição necessária, o que leva à queda de cabelo.

2- Tenha uma dieta saudável

Uma alimentação saudável faz bem para todo o corpo e para o cabelo não seria diferente. A dieta rica em nutrientes como as vitaminas A, B, C e D ajudam a manter o cabelo forte e protegido. Neste sentido, a deficiência de nutrientes, como as vitaminas B7, C e D está relacionada ao surgimento da alopecia.

3- Não use produtos químicos

Fuja de procedimentos químicos que são agressivos para o cabelo. Estas substâncias irritam e causam alergias no couro cabeludo, contribuindo para a queda dos fios. A escova progressiva mais ácida, por exemplo, gera danos ao cabelo como mostra um estudo da USP. Se você já usou, interrompa o processo por um tempo até que eles estejam saudáveis novamente.

4- Banho quente

Você já deve ter ouvido falar que banho com água muito quente faz mal para a pele. Então, para o couro cabeludo não é diferente. A água quente abre a cutícula e retira os óleos naturais do cabelo, deixando os fios secos. Por causa disso, o organismo aumenta a produção e gera a oleosidade, provocando a proliferação de fungos. Isso pode até provocar a caspa.

5- Cuide bem do cabelo

Evite fazer penteados apertados ou produtos de procedência duvidosa no cabelo. Busque sempre por shampoos de qualidade, inclusive, alguns ajudam no crescimento capilar.

Como evitar a calvície: cuide da sua saúde capilar

Você conferiu neste texto cinco dicas de como evitar a calvície e ter um cabelo forte e saudável. Entretanto, sabemos que muitas vezes a queda de cabelo se torna inevitável devido aos fatores genéticos.

Se você busca fazer um transplante capilar e iniciar um tratamento neste sentido, confira o texto que fizemos falando dos tipos de cirurgias que existem hoje e veja a melhor para o seu caso.


Gostou do conteúdo?

Compartilhe com quem possa se interessar também!

Nós queremos saber sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário


Cadastre-se para receber nossos conteúdos


    Confira a linha Phasi-X
    Nossas redes
    Nos últimos tempos, a procura pelo transplante capilar dobrou no mundo, principalmente, entre os homens, por isso, a Phasi-X desenvolveu sua linha de tratamento pós transplante capilar especialmente para auxiliar nos cuidados pós operatório das áreas doadoras e receptoras equilibrando o pH do couro cabeludo, gerando alívio e refrescância; estimulando o crescimento dos fios.
    Siga-nos nas redes sociais
    DESENVOLVIMENTO E PERFORMANCE PROSPECTA DIGITAL

    Opa! Texto exclusivo!